Sempre pontual!

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Virando a página...

Na Semana Farroupilha /12 foram, de diversas formas, lembradas passagens da Revolução dos nativos "farrapos rio-grandenses", descontentes e revoltados com a exploração do Império republicano.Cientes de que, apesar da luta, não houve vencedores, mas que o fato serviu para unir mais e mais os gaúchos; convenceram-se que, agir com garra é arma poderosa.Várias letras de músicas e danças gaúchas, revelam episódios dos combates.


***************************************

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Gaúcho: Reflexão com chimarrão...




Lutou e LUTA. Luta por dias melhores na saúde, educação, impostos menores, cidadãos honestos, política menos corrupta...

Luta por situações melhores para si e seus filhos, para as futuras gerações.

E... o orgulho tem sentido: "ORGULHO DE SER O LUTADOR QUE É... QUE NÃO PERDE A ESPERANÇA DE VER ESTE RIO GRANDE MELHOR... que peleja até conseguir combater as injustiças sociais, diminuir as diferenças de poder aquisitivo entre as gentes de seu povo, o povo riograndense."

Faz ARTE com as coisas corriqueiras do dia-a-dia.

Através da pintura, da poesia, da pajada e da música, de forma sutil e direta ao mesmo tempo, o gaúcho dá seu recado aos compatriotas. É sua forma de contribuição na tarefa de deixar o torrão gaúcho um pouco melhor para os que virão depois.




segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Semana Farroupilha



É Setembro. O desabrochar das flores, a brotação viçosa das árvores e arbustos indica a proximidade da Primavera... Gaúchos comemoram o ponto alto do "SER PATRIOTA". Os Centros de Tradições Gaúchas realizam eventos, programam festas. Escolas pesquisam aspectos do Folclore regional, estudam a cultura e os costumes do povo... fazem desfiles nas praças e avenidas ostentando crenças e valores... Afinal, somos GAÚCHOS e temos diferenças que alguém me fez lembrar aqui:



                                                                                                                                                                  Foto: Tadeu Vilani (POA/RS)

Ser grande...