Sempre pontual!

domingo, 25 de novembro de 2007

A estrutura das cores

A estrutura das cores

Tudo o que está a nossa volta é visto e percebido por nós, seres humanos, com cores. É o colorido que embeleza e alegra a nossa vida. Com exceção de um pequeno grupo - os daltônicos, que captam algumas cores a menos - nós sabemos da existência de uma infinidade de cores que serão tanto ou mais diversificadas quantas forem as misturas e combinações que delas fizermos. Há uma pesquisa feita com 236 pessoas da Ásia, África e Europa sobre cores, onde se constatou que as mulheres possuíam mais capacidade de percepção das cores do que os homens. Isso devido a opsinas presentes no cromossomo X, pigmentos responsáveis pela absorção das cores. Segundo a pesquisa, elas teriam dois cromossomos X, ao passo que eles teriam um só.

A estrutura da cor é dividida em física e psicológica. A estrutura física se subdivide em matiz, que é a que difere uma cor da outra; luminosidade, componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro; e saturação, que produz várias nuances e define se a cor é natural ou pigmentada artificialmente.

A estrutura psicológica refere-se à sensação inconsciente que a cor traz para o ser humano. De acordo com a experiência de vida pessoal de cada um, algumas cores sugerem calma, tranqüilidade, paz... é o caso das cores claras (verde limão, rosa, azul celeste, bege etc.). Usam-se geralmente para pintar paredes de escolas, casas de saúde e demais ambientes públicos. Já outras, ao simples contato visual, podem provocar irritação, melancolia... São exemplos: vermelho fogo, castanho escuro, preto. É certo que as respostas às sensações estimuladas pelas cores também variam conforme os reflexos do indivíduo.

Colorimetria é a ciência que estuda o tom, a saturação e a intensidade, bem como a medida e a quantificação das cores. Denominamos “temperatura” a impressão de que determinada cor seja quente, fria ou morna. No sabor, cores quentes (vermelho, laranja, amarelo) estimulam o apetite. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão deixa um efeito de cor que aproxima ou distancia. Peso e tamanho provocam a idéia de que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves.

As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras. No primeiro grupo temos o vermelho, amarelo e azul, com as quais combinamos as secundárias – mistura de duas primárias. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem. O amarelo é suave e alegre e simboliza otimismo enquanto que o azul é uma cor que dá concentração e melhora a mente.

As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas secundárias. São todas as outras cores, como o marrom, que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto. Com respeito às cores neutras, são usadas para complementar um tom desejado ou modificar sua intensidade. Existem polêmicas geradas devido a ilusões óticas a esse respeito. Podemos citar o branco, os tons cinza e marrons como sendo neutros. O branco é luz isento de cor e preto é ausência de cor enquanto que o tom cinza é a mistura do branco com o preto.

Nenhum comentário: