Sempre pontual!

sábado, 21 de junho de 2008

Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio ambiente: compromisso de todos

Compromisso com o meio ambiente é compromisso com a vida. Compete aos que estão inseridos nesse meio: todos os seres vivos. Os irracionais fazem a sua parte: seu instinto de sobrevivência é suficientemente forte para que, logo ao nascer, descubram a forma de se adaptar às dificuldades e conquistar seu espaço nas adversidades, mesmo que signifique árduos momentos de luta. Eles aproveitam os recursos disponíveis que a natureza oferece e só geram conflitos quando surge uma superpopulação da mesma espécie fato que, dificilmente acontece porque o ecossistema é organizado com tal perfeição que, se não houver a intervenção da mão do homem, os demais seres vivos, por si próprios controlam o equilíbrio da reprodução vegetal e animal.

Nós, seres humanos que temos na razão a nossa força e na inteligência o nosso bem maior, instituímos “um dia especial” para cuidar do meio em que vivemos. Usamos esta força com a qual nascemos, e que deveria nos ajudar a discernir a todo instante o que pode e o que não pode ser feito para manter o ambiente bom e saudável para todos, desviamos essa potência de capacidade para criar formas de poluir e causar estragos ao equilíbrio do lugar onde vivemos nós e nossos semelhantes.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, instituído em 1972, pela ONU – Organização das Nações Unidas - tem esse sentido: um chamado para a conscientização da necessidade de preservarmos o planeta de todos, todos os dias... de assumirmos o compromisso em cuidar, não deixando esse cuidado só aos ambientalistas. Um estudo da própria ONU revela que, se fossem mantidos os níveis de exploração dos recursos naturais da época, em 100 anos o planeta estaria incapacitado de alimentar o desenvolvimento socioeconômico da humanidade. Apesar da mobilização, o alerta continua: é preciso que cada um faça a sua parte para minimizar a degradação ambiental num mundo cuja população saltará dos atuais 6 bilhões para mais de 9 bilhões de habitantes em 2050.A partir da metade do século XX, o meio ambiente e a ecologia passaram a ser uma preocupação em todo mundo. Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações.

Nenhum comentário: