Sempre pontual!

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Arte Literária


Arte literária
Moacyr Scliar, escritor gaúcho, é nome forte da Literatura Brasileira. A foto, crédito do Tiaraju, é flagrante no clube Harmonia - SLG.
A literatura é uma entre tantas formas de manifestação da arte, como o são a pintura, a arquitetura, a música, a dança, a escultura. Como toda arte, ela é a transfiguração da realidade, recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as formas, que são os gêneros com os quais ela toma corpo e nova realidade. É uma arte verbal, isto é, o seu meio de expressão, seu recurso, a matéria prima é a palavra.
Sabemos que o uso da palavra não é um privilégio do escritor, pois ela serve como forma de comunicação para todas as pessoas. No entanto, há uma diferença entre a linguagem literária e aquela usada na comunicação diária; essa diferença está no trabalho pessoal e criativo do escritor durante a elaboração de seus textos quando faz com que as palavras ganhem novos significados, além daqueles que já possuem.
O conteúdo de uma obra literária não pode ser confundido com cenas da vida real. Os novos significados utilizados no texto literário devem ser descobertos pelo leitor, num processo ativo de decodificação do texto. O nível de compreensão dependerá da familiaridade que o leitor tem com a literatura e da sua bagagem cultural.
O escritor literário, ao elaborar o texto, não trata de tudo, apenas seleciona o que julga mais relevante e organiza o texto de modo a provocar um impacto no leitor, vai criando uma outra realidade, a realidade artística.
Muitas vezes, situações que pouco nos afetam em nossa vida diária chegam a provocar emoção quando lidas num poema ou num romance, só por serem expressas em linguagem artística.
A literatura é essencialmente ficção. Numa obra literária o que predomina é a imaginação do escritor, que goza da mais completa liberdade de criação. E para chamar a atenção do leitor sobre determinados aspectos da vida, o escritor pode criar uma história absurda, pois a presença do absurdo ou do fantástico, dá ao texto uma dimensão altamente simbólica, causando um impacto no leitor e fazendo-o refletir sobre o sentido daquela transfiguração da realidade.
A literatura como uma das formas de expressão da sensibilidade humana também participa do processo de transformação que ocorre periodicamente na vida em sociedade. Os escritores de hoje não escrevem como os do século passado que por sua vez escrevem diferente de seus antecessores e, assim por diante. A própria concepção de arte literária sofre modificações com o passar do tempo. O que um poeta do século passado escrevia nem sempre é aceito por outro do nosso século. Assim também ao compararmos as obras de autores de diversas épocas, perceberemos muitas diferenças entre elas, não só quanto à linguagem, mas também quanto ao modo de encarar a vida. Isso acontece porque a literatura é um processo contínuo, que se desenvolve acompanhando de perto as mudanças que ocorrem na sociedade. Por isso, para se compreender bem um estilo literário, deve-se estudar não só as obras mas também, a vida dos autores e a situação histórico-cultural em elas foram escritas.
Compreender essa característica da literatura é compreender por que a verdadeira obra de arte permanece através do tempo, despertando o interesse de muitas e muitas gerações de leitores.

Nenhum comentário: